Aminatou Haidar (Saara Ocidental)

...pela firme ação não violenta, apesar de tortura e aprisionamento, na busca por justiça e autodeterminação dos povos do Saara Ocidental

About

Aminatou Haidar é uma ativista excepcional pela não-violência e defensora dos direitos humanos, do Saara Ocidental. Espanha, antiga potência colonial, abandonou o território disputado em 1975, e o Marrocos imediatamente o anexou. Ao longo de 30 anos de campanha pacífica pela independência de sua terra natal, Haidar ganhou o apelido de “Sahrawi Gandhi”. Sua dignidade e determinação fazem dela uma das líderes mais respeitadas entre os Sahrawis.

Povo indígena do Saara Ocidental, aos Sahrawis têm sido repetidamente prometido o direito à autodeterminação por ONU, Espanha e Marrocos. Entretanto, mais de 40 anos se passaram sem que um referendo tenha sido realizado, com a comunidade internacional indiferente ou mesmo cúmplice da ocupação.

Aminatou Haidar iniciou seu ativismo ainda adolescente e é uma das fundadoras do movimento Sahrawi por direitos humanos. Ela tem organizado manifestações, documentado casos de tortura e realizado várias greves de fome para aumentar a conscientização sobre as violações sofridas por seu povo. Haidar é cofundadora e Presidente da organização de direitos humanos Coletivo de Defensores dos Direitos Humanos dos Sahrawi (CODESA). Ela desempenha papel crucial ao chamar a atenção internacional para a questão não resolvida em Saara Ocidental, que por muito tempo tem sido negligenciada por ONU, União Europeia e a mídia.

Desde os primeiros dias da ocupação, as autoridades marroquinas suprimiram a demanda dos Sahrawis pelo direito à autodeterminação e ao respeito dos direitos humanos fundamentais. Como muitos outros ativistas Sahrawis, Aminatou Haidar foi espancada, torturada e mantida em detenção sem acusações ou julgamento. Ela passou quatro anos em uma prisão secreta, isolada do mundo exterior.

Apesar the ameaças de morte e assédio, direcionados a ela e seus filhos, as incansáveis campanhas de Aminatou Haidar por uma solução política a dos con conflitos congelados corn longos do mundo and tenta inculcar os méritos da ação não violet na próxima geracao de Sahrawis.

Biography

Press Releases

Media Contacts

Swedish Media

Johannes Mosskin
Email Johannes

M +46 70 437 11 48

Espanol Médias

Nayla Azzinnari
Email Nayla

M +54 9 11 5460 9860

German Media

Nina Tesenfitz
Email Nina 

M+49 (0)170 5763 663