Davi Kopenawa / Hutukara Yanomami Association (Brazil)

...pela corajosa determinação em proteger a floresta e a biodiversidade da Amazônia, e as terras e a cultura de seus povos indígenas

About

Líder indígena da Amazônia Laureado da Right Livelihood Award 2019

Right Livelihood Award, amplamente conhecido com o “Prêmio Nobel Alternativo”, celebra seu 40º aniversário neste ano. Davi Kopenawa, do povo Yanomami, um dos mais respeitados líderes indígenas do Brasil, é um dos Laureados de 2019 da RightLivelihood Foundation, anunciados hoje em Estocolmo, Suécia. Ele recebe a premiação juntamente com a Hutukara Associação Yanomami, que está promovendo os direitos indígenas e preservando a floresta tropical.

Davi Kopenawa e Hutukara Associação Yanomami (Brasil) recebem conjuntamente o RightLivelihood Award. Eles são reconhecidos pelo júri internacional “pela corajosa determinação em proteger as florestas e a biodiversidade da Amazônia, e as terras e a cultura de seus povos indígenas”.

Ao receber a notícia, Davi Kopenawa comentou:

“Estou muito feliz – o povo do prêmio Right Livelihood Award não me esqueceu. Chegou na hora. Estou muito contente. Eles confiam muito nas pessoas – em mim e Hutukara – e em quem defende a floresta e o planeta Terra. Dá força para eu continuar a lutar pela defesa da alma da floresta Amazônica. Confirma que continuo a falar bem do nosso patrimônio e cultura no Brasil. Nós, os povos do planeta, precisamos proteger nosso patrimônio cultural, como Omame nos ensinou, para viver bem, cuidando de nosso lugar, para que nossas futuras gerações continuem a usá-lo”.

Os Laureados 2019 da Right Livelihood Award foram anunciados durante a coletiva de imprensa, no International Press Centre do Ministério de Relações Exteriores da Suécia. O júri selecionou quatro Laureados que receberão 1 milhão de coroas suecas (94 mil euros). O prêmio em dinheiro é destinado a apoiar o trabalho dos Laureados, não para uso pessoal.

Os outros Laureados são a defensora dos direitos humanos, Aminatou Haidar (Saara Ocidental), a advogada Guo Jianmei (China), e a ativista do clima Greta Thunberg (Suécia). O júri considerou 142 indicações de 59 países, após um processo aberto de indicação.

Ole von Uexkull, Diretor Executivo da Right Livelihood Foundation, comentou:

“Davi Kopenawa, junto à Hutukara Associação Yanomami, está resistindo exitosamente à impiedosa exploração de terras indígenas na Amazônia, protegendo nossa herança planetária comum”.

Davi Kopenawa tem dedicado sua vida à proteção de direitos, cultura e território Yanomâmi, na Amazônia. O território está entre os mais importantes reservatórios de diversidade genética do planeta, mas a grande pressão política para explorar os recursos naturais da Amazônia está instigando invasões às terras indígenas. Violência, devastação e doenças que se seguem impõem severas ameaças à biodiversidade bem como à existência das comunidades indígenas.

Os Yanomami são um dos povos indígenas mais populosos no Brasil, com cerca de 35 mil membros. Somando as área habitada pelos Yanomami no Brasil e na Venezuela, tem-se o maior território indígena habitado por um único povo em floresta tropical, no mundo – maior que a Grécia.

Vinte por centro dos Yanomami morreram em apenas sete anos, durante as décadas de 1980 e 1990, depois que garimpeiros destruíram vilas, atiraram em pessoas e expuseram outras a doenças para as quais não estavam imunes. Hoje, essas ameaças estão novamente crescendo. Kopenawa exerce papel fundamental unindo as comunidades indígenas para resistirem a garimpeiros, fazendeiros e outros poderosos interesses que destroem as terras e o sustento Yanomami, por conta do ganho financeiro. Ele foi eficiente em assegurar a demarcação, em 1992, das terras Yanomami no Brasil, em cerca de 96 mil quilômetros quadrados. O extenso ativismo de Kopenawa rendeu a ele muitos inimigos poderosos e ele continua enfrentando ameaças de morte.

Davi Kopenawa é cofundador e presidente da Hutukara Associação Yanomami. Criada em 2004, a organização une e representa diferentes comunidades Yanomami no Brasil, promovendo os direitos indígenas no país. Hutukara também preserva a floresta. Em consideração ao rápido declínio em biodiversidade ao redor do mundo e à piora dos efeitos das mudanças climáticas, o conhecimento Yanomami em como preservar e viver sustentavelmente em suas terras, pelo benefício de todos, é significante.

Davi Kopenawa e Hutukara Associação Yanomami receberão o prêmio na Celebração 2019 da Right Livelihood Award em Estocolmo, no dia 4 de Dezembro. Como a premiação celebra seus 40 anos, o público é, pela primeira vez, convidado a participar da apresentação. Edward Snowden, que recebeu o Right Livelihood Award em 2014, se juntará à celebração via link, de Moscou, e os artistas José González e Ane Brun farão uma performance no evento. Ingressos para a celebração de premiação estão disponíveis em Cirkus.se.

Biography

Press releases

Contato

Para mais informações e para agendar entrevistas, entre em contato com:

Mídia internacional e de língua sueca: Johannes Mosskin, celular: +46 (0)70 43 71 148, johannes@rightlivelihood.org

Mídia de língua alemã: Nina Tesenfitz, mobile: +49 (0)170 5763 663, presse@rightlivelihood.org

Meios de comunicação em francês e mandarim: Claudia Witte +41 (0)79 2116 561, claudia.witte@rightlivelihood.org

Mídia de língua espanhola: Nayla Azzinnari, celular: +54 (9) 11 5460 9860, nayla@rightlivelihood.org

Mais detalhes sobre os Laureados, além de fotografias e vídeos de alta resolução, estão disponíveis em: rightlivelihood.org/2019-announcement

#RightLivelihoodAward rightlivelihood.org @rightlivelihood

Sobre Right Livelihood Award

Fundada em 1980, Right Livelihood Award homenageia e apoia pessoas corajosas na solução de problemas globais. Até o momento são 178 laureados de 70 países. A SwedishRight Livelihood Foundation ao apresentar o prêmio, vê seu papel como megafone e escudo para os laureados e oferece suporte a longo prazo. Procura ajudar a proteger os ganhadores de prêmios cuja vida e liberdade estão em perigo. A Fundação possui status consultivo especial junto ao Conselho Econômico e Social da ONU.

Qualquer pessoa pode propor candidaturas a serem considerados para Right LivelihoodAward. Os Laureados são selecionados por um Júri internacional após cuidadosa investigação realizada pela equipe de pesquisa da Fundação. Diferentemente de maioria dos prêmios internacionais, Right Livelihood Award não possui categorias. Reconhece que, ao se esforçar para enfrentar os desafios do mundo de hoje, o trabalho mais inspirador e notável geralmente desafia qualquer classificação padrão.

Como tudo começou – Fundação Nobel rejeitou uma premiação ambiental

Em 1979, o teuto-sueco filantropista e filatelista Jakob von Uexkull dirigiu-se à Fundação Nobel com a proposta de criar dois novos Prêmios Nobel, uma premiação ambiental e uma premiação para promover o conhecimento e as perspectivas das pessoas nos países pobres. Para financiar os prêmios, ele se ofereceu para vender sua coleção de selos, no valor de mais de um milhão de dólares, e doar o dinheiro para a Fundação Nobel.

Jakob ficou alarmado com a desconexão entre a urgência dos problemas globais e a maneira como a comunidade internacional estava lidando com eles. Ele viu como tomadores de decisão encontravam-se a portas fechadas, distantes do contato com a realidade. Ativistas e organizações da sociedade civil se reuniam ao mesmo tempo fora das salas de reuniões, apresentando frequentemente soluções construtivas aos problemas. Contudo, suas propostas não foram levadas a sério, e Jakob queria fazer algo acerca disso.

”Quem receber o Prêmio Nobel será ouvido”, ele pensou, e contatou a Fundação Nobel, que, educadamente, rejeitou a proposta de estabelecer dois novos prêmios. Então, Jakob decidiu criar a Right Livelihood Award para apoiar as pessoas que lutam por um mundo justo, pacífico e sustentável. Ele foi em frente e vendeu partes da coleção de selos, e foi assim que tudo começou. A Right Livelihood Award recebeu muita atenção quando foi apresentada pela primeira vez, em 1980, um dia antes do Dia do Prêmio Nobel. Hoje é uma das mais prestigiadas premiações em sustentabilidade, justiça social e paz.

A renda com a venda de selos gerou meios suficientes para dar pontapé inicial ao prêmio, contudo, desde então Right Livelihood Award recebe seu financiamento oriundo de doações de indivíduos. Uma característica única desde o início, é que o Prêmio vem acompanhado de suporte de longo prazo, que inclui trabalho em rede e proteção para Laureados sob ameaça. Por causa de sua história de fundação, passou a ser conhecido como o ‘Prêmio Nobel Alternativo’.

Media Contacts

_I8A8504_lowres

International & Swedish Media

Johannes Mosskin
Email Johannes

M +46 70 437 11 48

Nina Tesenfitz

German Media

Nina Tesenfitz
Email Nina 

M+49 (0)170 5763 663

_I8A8058_lowres

Spanish Media

Nayla Azzinnari
Email Nayla

M +54 9 11 5460 9860